UMA NOITE BALAIO DE CORDAS - TERCEIRA EDIÇÃO - ANO I


Uma noite Balaio de Cordas – 3ª Edição

Quatros premiados violonistas, de diferentes vertentes e propostas, somam sonoridades no Café Fon Fon, no próximo domingo (03/09)


O terceiro concerto da série Balaio de Cordas está de volta no mês de setembro, trazendo ao palco do Café Fon Fon os artistas Felipe Azevedo, Fernando Mattos, Thiago Colombo e Giovani Capeletti, os quais vêm garantindo, sempre, sessões lotadas. Em cena, quatro violonistas-compositores com estilos marcantes e singulares apresentando, em distintos momentos, e num clima de confraternização artística e musical, seu trabalho autoral e interpretativo. O novo encontro de sutilezas sonoras ocorre no próximo dia 03 de setembro, às 20h. Reservas pelo fone (51) 998807689.

A cada edição, o repertório se renova, oferecendo novas surpresas, com Felipe Azevedo e seu violão com voz brasileiro, contrapontístico e polirrítmico; Fernando Mattos e sua sonoridade multicultural executando o ud árabe e craviola; Giovani Capeletti e sua guitarra flamenca autoral e vibrante e Thiago Colombo com seu violão erudito repleto de mestiçagens latino-americanas. Idealizado por Felipe Azevedo, o projeto é uma produção da Balaio de Cordas Ltda., também produtora cultural do artista e conta com a promoção e assessoria de imprensa de Silvia Abreu.

Segundo Azevedo, o que dá mote a esta reunião é a lembrança do projeto “Balaio de Cordas”, idealizado por ele, no final da década de 1990, que durante um semestre reconfigurou os finais de tarde dominicais no antigo Café Coletânea, próximo ao Parque da Redenção. Este projeto rendeu ao artista, na ocasião, seu primeiro Prêmio Açorianos de Menção Especial.


Repertório:

FELIPE AZEVEDO
1. Choro deslizante - Autor: Felipe Azevedo (violão de 7 cordas)
2. Bosque e Lua - Autor: Felipe Azevedo (violão de 7 cordas)
3. Oi Cangorô - Domínio público. Arranjo: Felipe Azevedo (Violão 7 cordas)

4. Refazendo a Refazenda - Jam Final.

FERNANDO MATTOS
1. Españoletas Gaspar Sanz - Folias Fonte: “Instrucción de Música sobre la Guitarra Española” (Espanha, 1674). Autor: Gaspar Sanz (1640-1710)
2. Antônio Marques Lésbio - Rojão do 1º tom (Ré Menor) Francisco da Costa e Sylva - Rojão do 1º tom (Ré Menor)
3. Cifras de Viola por Vários Autores (Portugal, 1699) Autor da compilação: José Carneiro Tavares Lamacense
Fernando Mattos Instrumentos: guitarra barroca e viola de arame

GIOVANI CAPELETTI
1. Desde Lejos - Autor: Giovani Capeletti (guitarra flamenca)
2. Buleria - Autor: Giovani Capeletti (guitarra flamenca)
3. El Patio – Autor: Giovani Capeletti (guitarra flamenca)
4. Consonantes – Autor: Giovani Capeletti (guitarra flamenca)

THIAGO COLOMBO
1. One for Helena - Autor: Thiago Colombo (violão de 6 cordas)
2. Homenagem a Roland Dyens
I – Introdução II – Arrastando as chinela
Autor: Thiago Colombo (violão de 6 cordas)
3. La toqueteada - Autor: Thiago Colombo (violão de 6 cordas)

Sobre os artistas:

Felipe Azevedo é compositor, violonista, cantor, educador musical e ensaísta. Vencedor de seis prêmios açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil), especialista em Pedagogia da Arte e mestre em Letras (UFRGS), o artista já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França e já dividiu palco com artistas como Guinga, Ulisses Rocha, Hermeto Pascoal, Consuelo de Paula e Gastón Rodriguez, dentre outros. Já participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelle, Festival des Cropettes, Festival de La Cité, o francês L’air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest, e o espanhol Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat. Com quatro álbuns gravados e lançados, atualmente está em divulgação do seu último “Tamburilando Canções - Violão com Voz”, projeto multimídia com livro-cd e hotsite interativo.
https://www.youtube.com/watch?v=pDVGQj7qUk0

Fernando Lewis de Mattos (Porto Alegre, 1963) é professor do Departamento de Música da UFRGS. Compositor e arranjador com trabalhos para diferentes formações vocais e instrumentais, participação em trilhas sonoras para teatro, vídeo e cinema e produção de material sonoro para exposições, também se dedica à pesquisa e interpretação de música antiga e contemporânea através de instrumentos de cordas pinçadas (diferentes tipos de alaúde, viola e violão), com atuação em recitais solo, grupos de câmara e orquestras barrocas. Como instrumentista, arranjador e compositor, tem participação em diversos trabalhos premiados.
https://www.youtube.com/watch?v=VD-BSIPCt3k

Giovani Capeletti é natural de Porto Alegre - RS. Tem 20 anos de estudos em música, sendo 12 deles dedicados ao flamenco. Tem uma carreira extensa tocando e compondo principalmente para espetáculos de baile, tendo trabalhado com vários artistas e companhias do Brasil, Argentina e Espanha. É diretor musical e professor na Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto e atua permanentemente no Tablao, Companhia e Escola Tablado Andaluz, ambas de Porto Alegre - RS.
https://www.youtube.com/watch?v=IbQogd9JE48

Thiago Colombo é professor da Universidade Federal de Pelotas, bacharel e mestre em Música pela UFRGS e doutorando pela UFBa. Ainda muito jovem, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Em 2003 lançou seu primeiro CD solo, intitulado Sonata, que recebeu três prêmios Açorianos de música. Em 2006 lançou o CD Reminiscências e em 2009 o Trezegraus. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música da Argentina, Uruguai, Peru, França, Rússia, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Portugal, além de grande parte do território brasileiro. Para 2017 tem previsto o lançamento de seu novo álbum Latin Guitar Connections (CD, DVD e LP), gravado na Bath Spa University, em Bath (Inglaterra).
https://www.youtube.com/watch? feature=youtu.be&v=W5RS9hlhpQo&app=desktop

SERVIÇO:
O Quê: Balaio de Cordas - 3ª Edição. Concerto com os violonistas Felipe Azevedo, Fernando Lewis de Mattos, Giovani Capeletti e Thiago Colombo.
Quando: Dia 03 de agosto de 2017, domingo, às 20h
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS
Quanto: Couvert R$ 30,00
Reservas pelo fone (51) 9 9880 7689
Contatos:
Felipe Azevedo Compositor | Balaio de Cordas Ltda.
Compositor, Violonista, Cantor, Educador Musical, Ensaísta
(51) 3209 8915 I (51)9 9299 0944
www.violaocomvoz.com.br
www.facebook.com/felipeazevedo.compositor


Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 9-8632.0145 (Oi) | (51) 982385577 (Tim)
27/08/2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe DIEGO SALVETTI - 20/06/2020

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe AMANDA CARPENEDO - 06/06/2020

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe OLIVIER FOREL - 23/05/2020